sábado, 6 de dezembro de 2008

Reportagem 3



Palestra com a nutricionista Neila Tavares


Com o objetivo de fornecer informações e promover ações de qualidade na alimentação das pessoas da comunidade escolar, a E. E. de Ensino Médio Gustavo Langcsh- Polivalente, proporcionou durante a segunda reunião de pais no dia 14 de agosto, uma palestra sobre o assunto “Hábitos alimentares e o aproveitamento de alimentos” Assunto inserido no projeto “O que é bom e o que é gostoso” !

Para proferir a palestra foi convidada a nutricionista Neila Tavares que reforçou a importância da qualidade e da quantidade dos alimentos ingeridos durante as refeições. Comentou que devemos iniciar a refeição pelas frutas e verduras, pois a ingestão de alimentos ricos em fibras, auxilia o bom funcionamento intestinal e faz aumentar a saciedade. Como também, devemos evitar atividades, como: ler, assistir televisão, mantendo o ambiente tranqüilo durante as refeições.

Neila Tavares, falou da importância de fazer seis refeições diárias, evitando longos períodos sem alimentar-se. Disse da necessidade de ingerir bastante líquido,desde que não seja durante as refeições ( 30 a 60 minutos antes ou após) pois pode causar desconforto abdominal. Segundo ela, devemos evitar frituras, carnes gordas, carne de aves com pele, evitar gorduras de origem animal,refrigerantes e bebidas alcoólicas.

A palestrante reforçou para os presentes que a prática de exercícios físicos com orientação de um profissional da área, para manter ou reforçar a massa magra e permitir que a redução de peso se dê à custa de massa gorda, como também para melhorar a oxigenação e a circulação sanguínea.

Proporcionou momentos de questionamentos e soluções de dúvidas sobre a qualidade dos alimentos que estão nas feiras e mercados à disposição dos consumidores.Também colocou a disposição dos pais, professores, funcionários e alunos, dicas e receitas úteis e fáceis de como devemos aproveitar os alimentos para que possamos nos alimentar corretamente.

Encerrando Neila Tavares, alertou a todos que a realização de uma dieta só deve ser feita sob orientação de um nutricionista, ou de um profissional da saúde,visando também, a melhoria e a manutenção da saúde e não somente a estética, pois sabemos que muitas pessoas fazem dietas radicais e o motivo é manter-se em forma.

Só que essas dietas podem ser consideradas fatais para o organismo.Os cardápios, que prometem emagrecimento rápido eliminam alimentos e bagunçam a rotina alimentar. Elas ainda podem causar: dor de cabeça; falta de energia; músculos fracos; pele, cabelo e unhas ressecadas; ossos frágeis; assim como atraso da menstruação; doenças (gastrite, úlcera...), etc.


Redação: Vanessa, Ritieli,Marieli,Camila.
Equipe Atitude

Fotos do Evento



Créditos das fotos: Alunas: Natieli, Tahis, Geice, Ritieli
Escola Polivalente

Nenhum comentário: