sábado, 6 de dezembro de 2008

Reportagem 8


Nossa escola realizou no dia 23 de setembro de 2008, a III Conferência Infanto-Juvenil do Meio Ambiente, cujo tema estudado foi Mudanças Ambientais Globais e Subtemas; Água, Ar, Terra e Fogo. A diretora Isoldi Callegaro fez a abertura dos trabalhos, falando sobre a importância da preservação do nosso Planeta. Os trabalhos se realizaram sob a coordenação das Professoras Sandra e Elisângela.

A Conferência transcorreu com entusiasmado por parte dos alunos, que participaram de 5ª a 7ª séries. Para abertura do evento, os alunos da 5ª série, coordenados pela professora Sandra, apresentaram um teatro intitulado Teatro Ecológico, onde os elementos responsáveis pela vida na Terra estão pedindo socorro aos seres humanos, devido à sua degradação.

Os trabalhos foram iniciados com questionamentos sobre quais os problemas enfrentados nos quatro elementos: Água, Ar, Terra e Fogo. E colocados no muro das lamentações. A seguir o questionamento; Qual o ambiente que eu sonho para minha região? Foram colocados na árvore dos sonhos. E o resgate histórico Memória viva.

Plano de ações.O elemento escolhido foi à Água, considerando a importância da preservação da água, modificação de atitudes os alunos, trabalharão em conscientizar a Comunidade Escolar e Extra-Escolar sobre a importância da preservação da água, trazendo para a sala de aula a reflexão, sugestão e ações para auxiliar o Planeta nessa luta contra a poluição e desperdício.

Para viabilizar a conscientização da Comunidade Escolar a Profª Sandra keller juntamente com os alunos e professores organizaram na escola uma palestra com o tema Água. A palestra aconteceu no turno da tarde do dia 24 de outubro de 2008. Os palestrantes foram: o senhor Cristian e a senhora Solange Machado, membros do Policiamento Ambiental do 14º BPM de São Luiz Gonzaga.

Inicialmente os palestrantes conversaram com os alunos expondo dados do uso da água no mundo, no Brasil, no estado do Rio Grande do sul e na nossa cidade.Aqui na cidade de São Luiz Gonzaga, o palestrante enfocou a utilização da água do “Aqüífero Guarani”. Segundo pesquisas: “O nome deu-se em homenagem ao povo indígena que vivia nesta região, antes do Descobrimento da América.”. “É a maior reserva de água subterrânea da América do sul e uma das maiores do mundo”.

“É a água da chuva que escorreu para o subsolo durante 100 milhões de anos, sendo aquecida enquanto descia. A profundidade oscila de 50m a 1,5 mil metros. Cerca de 10% da área total está rente à superfície, onde a erosão expõe afloramentos, ocorrendo o risco de contaminação”

“Abrange terras do Brasil – 840 mil Km, Paraguai – 71,700 mil Km,Uruguai – 58,5 mil Km e Argentina – 225,500 km.”. “Temos conhecimento do aqüífero Guarani graças à Petrobrás, que em busca de petróleo, perfurou 322 poços na região das Missões” “Os quatro poços artesianos, que abastecem São Luiz Gonzaga, são escavações que atingem o Aqüífero Guarani com uma profundidade aproximada de 200 m.”. “Em são Luiz Gonzaga (RS), na E.E. de Ens. Médio Gustavo Langsch –Polivalente, consome-se água mineral fluoretada, retirada do poço artesiano do Aqüífero Guarani.”

Para finalizar, os palestrantes repassaram dicas práticas para a utilização racional da água aos alunos. Posteriormente em sala de aula, eles aprofundaram o assunto e construíram um folheto com as dicas e soluções para que não falte água, sendo que o mesmo foi distribuído entre os moradores do bairro onde a escola está localizada.


Redação:Vanessa,Ritieli, Marieli,Camila.
Equipe Atitude.


Fotos do Evento






















Créditos das fotos: Alunas: Natieli, Thais, Geice, Ritieli,Paola
Escola Polivalente






Nenhum comentário: