sábado, 6 de dezembro de 2008

Reportagem 4



Palestra Dr. José Renato Guimarães Grisolia

Na noite de 27 de agosto de 2008, às 19 horas e 30 minutos, foi realizada a terceira palestra para a Comunidade Escolar do Polivalente. O palestrante convidado foi Dr.José Renato Guimarães Grisolia- Neuropediatra e Neurologista de nossa cidade, que falou sobre o usuário de múltiplas drogas, principalmente o crack.

Dr. José Renato explanou e alertou os alunos, pais, professores e funcionários da escola, sobre o problema sério que a população das cidades brasileiras estão enfrentando, envolvendo usuários de droga, principalmente o uso do crack. Em nossa cidade não é diferente; o número de usuários aumentou em todos os bairros da cidade.

As causas desse aumento são várias, uma delas é a curiosidade, outra é o baixo valor, fazendo com que usuários de outras drogas mais caras passem a fazer o uso dessa que é mais a barata. Outra causa seria o ganho, o lucro, distribuindo e vendendo droga é dinheiro fácil de se ganhar, pois é uma droga que vicia muito rapidamente.

Segundo José Renato, o usuário do crack vende tudo que for possível, ficando muitas vezes só com a roupa do corpo e quando não possui mais nada que seja de valor, passa a roubar para sustentar o vício. Esse é um dos motivos do grande número de roubos e assaltos que acontecem nas cidades e na área rural.

O Dr.José Renato falou sobre os efeitos irreversíveis que a fumaça do crack deixa no cérebro, no pulmão, no coração, ou seja, no corpo e na alma do usuário. Segundo ele, todo usuário do crack tosse muito, sua resistência imunológica fica baixa sendo condição muito propícia para contrair pneumonia. Ele comentou que o usuário fica tempos sem alimentar-se, emagrecendo muito, mas no momento que recebe atendimento médico volta a alimentar-se compulsivamente, chegando ao exagero, recuperando o peso em poucos dias.

O usuário do crack perde os hábitos de higiene, auto-estima, a alegria de viver. A pessoa passa a viver em função da droga, somente para isso. Segundo José Renato, o usuário do crack vira um verdadeiro farrapo humano.

Durante a conversa o Dr. José Renato respondeu todas as perguntas e dúvidas. Compartilhou com todos, a angústia de estarmos vivenciando esse drama também aqui em São Luiz Gonzaga.
No encerramento da palestra, o Dr. José Renato nos deixou uma informação muito importante.
Segundo ele a Secretária Estadual da Saúde lançou um programa de tratamento para o usuário do crack. Esse programa vai ser pioneiro aqui no estado do Rio Grande do Sul se implantado for e surgir resultados positivos vai se estender para todo o país. Segundo as informações que recebeu, uma das ações prevista no projeto é abrir a ocupação de leitos para a desintoxição química, nos hospitais locais, no caso de nossa cidade, o hospital já está com a ala hospitalar pronta, com projeto feito e aprovado por todos os conselhos, municipal, regional e estadual. Segundo ele só falta a governadora assinar e deve ser assinado logo, pois o uso da droga está gerando muitos problemas sociais, deixando todos muito preocupados com a situação.

Redação: Vanessa, Ritieli, Marieli,Camila. Soniara.
Equipe Atitude Escola Polivalente.

Fotos do Evento.





Créditos das fotos: Alunas: Natieli, Tahis, Geice, Ritieli
Escola Polivalente

Um comentário:

Anônimo disse...

where you come from!